Skip to main content
Foto mostra pessoa ao lado de grandes árvores

Apague as pegadas de carbono

Pegadas de carbono devem ser cada vez mais levadas a sério

Na contramão de países, políticos e corporações que ignoram a degradação do meio ambiente, há empresas e até organizações, como o Instituto Melhores Dias, que estão levando muito a sério a marca prejudicial que deixam no planeta. Este rastro tem nome: pegada de carbono.

Pegadas de carbono: saiba mais

Para quem ainda não sabe, a pegada de carbono é o resultado do cálculo da emissão de carbono emitida na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Muitas atividades rotineiras geram emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs), que prejudicam o planeta.

Arte mostra o mundo, com o símbolo de pegada de carbono sobre ele
Pegadas de carbono devem ser levadas em conta por toda a sociedade

Um bom exemplo dessa conscientização em apagar ‘pegadas de carbono’ deixadas pela sede de progresso, veio da Microsoft. No dia 16 de janeiro, a maior empresa de software do mundo afirmou que pretende remover mais carbono da atmosfera do que emite até 2030 e, até 2050, espera ter retirado o suficiente para dar conta de todas as emissões diretas já produzidas pela empresa desde sua fundação, em 1975.

Com isso, a Microsoft vai muito além de outras corporações que procuram reduzir as emissões em andamento ou impedir futuras. Ela espera remover todo o carbono que emitiu e emite na atmosfera. Haja compromisso climático do bem!

Foto mostra árvores em área de reflorestamento para compensar pegadas de carbono
Ações que visam remover carbono da atmosfera fazem parte do programa da Microsoft

Para atingir essa meta ambiciosa, a Microsoft criou um “Fundo de Inovação Climática”, que investirá 1 bilhão de dólares nos próximos quatro anos para acelerar o desenvolvimento de tecnologia de remoção de carbono.

No ano passado, a Amazon.com, maior varejista online do mundo, prometeu emissão líquida zero de carbono até 2040, além de afirmar que irá comprar 100.000 vans elétricas para entrega de produtos.

Mais ação e menos reclamação

Por trás de toda essa responsabilidade há também interesses de sobrevivência em um novo mercado no qual as empresas precisam conquistar investidores que não aceitam mais práticas comerciais insustentáveis que prejudiquem seus resultados futuros. Mas o importante é que o planeta precisa de mais ações e menos reclamações.

Já a organização sem fins lucrativos Instituto Melhores Dias, além de fazer o bem para o meio ambiente com seus programas, firmou uma parceria para reduzir os efeitos de sua pequena pegada de carbono (leia artigo no blog Ecooar) .

Pegadas de carbono e a Ecooar

A empresa Ecooar Biodiversidade, especializada neste segmento no Brasil, emitiu para nossa organização o Selo Verde, que comprova a compensação das nossas emissões de carbono. Para isso, a Ecooar plantou duas árvores, que captam aproximadamente 260 kg de CO², quantidade das emissões que provocamos com o uso e hospedagem do nosso site. O plantio aconteceu na Fazenda Santa Cecília, localizada na região oeste do Estado de São Paulo, no município de Garça, como parte de um projeto de recuperação da mata local.

Imagem mostra mão segurando árvore, logo do Instituto Melhores Dias e Selo Verde Ecooar que comprovam a compensação das pegadas de carbono
Selo Verde Ecooar foi concedido ao Instituto Melhores Dias para
compensar a pegada de carbono do website

Este Selo Verde da Ecooar é dado a quem procura compensar parcial ou totalmente as emissões de gases tóxicos. A empresa calcula a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa efetuadas por pessoas, organizações e empresas e minimiza seus efeitos com o plantio de árvores em áreas mapeadas por satélite. A solicitação do Selo Verde pode ser feita no site da empresa (www.ecooar.com).

Ou seja, temos bons exemplos de atitudes que superam a letargia contemplativa da destruição. Para melhorar a vida no planeta não adianta desespero e pessimismo. É preciso arregaçar as mangas e acreditar em ações do bem, que melhorem nossa vida em comunhão com a natureza.


* Artigo de Joyce Capelli, Presidente do Instituto Melhores Dias, publicado originalmente no Blog do Instituto, veja aqui.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »