Skip to main content
Consul-geral do Japão - Ações sustentáveis em eventos

Ações sustentáveis no Cerejeiras Festival

Aconteceu em Garça/SP, um dos maiores eventos do estado de São Paulo: o Cerejeiras Festival, que teve diversas ações sustentáveis no período de 28 de junho e encerrou-se no primeiro dia de julho.

Bosque das Cerejeiras - Ações sustentáveis em eventos
Bosque das Cerejeiras, as grandes atrações do Cerejeiras Festival.

A tradicional festa das cerejeiras

O Cerejeiras Festival 2018 bateu todos os recordes de público e, segundo a Prefeitura Municipal de Garça, já é considerado o maior evento da cultura nipônica no Brasil.

Durante os 4 dias de festividade, a colônia japonesa recebeu diversas homenagens e quem esteve no evento pode prestigiar as atrações japonesas como a banda Gaijin Sentai e o grupo Kawasuji Seiryu Daiko de Atibaia

Para a abertura do Cerejeiras Festival, Garça recebeu o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que após a cerimônia de início do evento realizou o plantio de uma muda de cerejeira da espécie Okinawa no Bosque das Cerejeiras que fica no Lago J.K Willians, local da festa.

Consul-geral do Japão plantando uma muda de cerejeira
O cônsul-geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi (esquerda) e o presidente da Cerejeiras Festival Shigueki Koyama (direita). Foto: Marcos Fidêncio / Jornal Debate.

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, também realizou o plantio de uma árvore no Bosque das Cerejeiras acompanhado de autoridades e o presidente da comissão organizadora do Cerejeiras Festival, Shigueki Koyama.

Plantio de Muda de Cerejeira - Ações sustentáveis em eventos
Prefeito de Garça, Deputada Rita Passos, Deputado Herculano Passos, parte da comissão organizadora do Cerejeiras Festival e equipe Cerejeira Sustentável.

A exemplo dos anos anteriores, o evento contou com diversidade cultural e gastronômica. Além das atrações japonesas, aconteceram grandes shows com artistas conhecidos no cenário nacional, como o sertanejo Loubet, banda 7’Jacks formada pelos músicos Digão (vocalista do Raimundos), Egypcio (vocalista do Tihuana) e Marcão Britto (guitarrista do Charlie Brown Jr.) e a banda de reggae Maskavo.

Já quando assunto são as comidas que fizeram sucesso no evento, podemos destacar os pratos japoneses, mas também o acarajé, a batata recheada, o churros e os lanches “tamanho família”.

Entre tantas atrações, a ação Cerejeira Sustentável chamou bastante a atenção dos visitantes da festa.

Ações sustentáveis

Ações sustentáveis em eventos têm se tornado cada vez mais comuns. Hoje em dia, felizmente, empresas e agências produtoras de eventos sabem da importância do desenvolvimento sustentável, o que envolve inúmeras ações que contribuem para a conservação do meio ambiente.

Cerejeiras sustentável - Ações sustentáveis em eventos
Entrada do jardim oriental localizado no Lago J.K Willians.

No caso do Cerejeiras Festival, ocorreram as seguintes atividades:

Realização de oficinas ambientais;
– Destinação correta dos materiais recicláveis;
– Monitoria em passeio no Bosque das Cerejeiras;
– Plantio de árvores para compensação de parte dos Gases de Efeito Estufa;
– Auditoria das árvores plantadas;
– Totem solar para a recarga de bateria de celulares:
– Coleta de óleo vegetal para doação do valor arrecadado para entidades:
– Coleta de lâmpadas queimadas para a realização do descarte adequado.

Devemos registrar que a ação foi um sucesso devido a parcerias muito importantes: Oleoquimica, FAEF, Casa do LED, Di Lucs Energia Solar e nós da Ecooar. Também tivemos o apoio do poder público através da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente – SAMA e Centro de Educação Ambiental – CEA.

Para incentivar a participação dos visitantes, aconteceram 2 sorteios no stand Cerejeiras Sustentável. E o público adorou!

Sorteio - Ações sustentáveis em eventos
Equipe Cerejeira Sustentável no palco do evento realizando o sorteio. Parabéns aos ganhadores Cauã Jesus de Carvalho e Lucas Roberto Perez.
Sorteio de prêmio do stand da Cerejeira Sustentável
O Lucas, ganhador de uma caixinha de som, saiu do stand Cerejeira Sustentável
bastante feliz.

Compensação de eventos

Como já dissemos, ações sustentáveis em eventos estão evoluindo cada vez mais. A Ecooar Biodiversidade tem orgulho de poder contribuir para isso, com os nossos serviços de plantio de árvores nativas em Áreas de Preservação Permanente e também as auditorias de plantio que nossa equipe realiza.

Engana-se quem pensa que apenas eventos corporativos podem compensar suas emissões de gás carbônico e se tornarem, assim, eventos sustentáveis. Uma festa de casamento, aniversário ou até mesmo uma reunião entre amigos pode resultar em plantio de árvores, saiba como em nosso site.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »