Skip to main content

Educação Ambiental e sua importância para o futuro

Saiba mais sobre o tema neste artigo: ‘Educação Ambiental em perspectiva’

Se você perguntar para qualquer pessoa o que ela acredita que seja fundamental para um futuro melhor para todos com certeza ela responderá de boca cheia: educação!

Se procurarmos no dicionário, a palavra educação vem com o seguinte significado: Conhecimento e prática dos usos considerados corretos socialmente = civilidade, cortesia, polidez.

A educação é o ponto de partida para um mundo mais justo, agradável e até mesmo saudável. É ela quem norteia nossas atitudes, hábitos e nossa maneira de se relacionar, é ela quem nos guia para ser quem desejamos ser, enfim, é fundamental para nosso desenvolvimento em todos os aspectos.

A importância da Educação Ambiental para o nosso futuro
Aula de educação ambiental promovida pela Ecooar

Educação ambiental

Desde pequenos, ouvimos nas aulas de ciências sobre a importância de preservar a natureza, mas será que educação ambiental acaba aí? Definitivamente, não. Educar indivíduos de maneira que eles entendam a necessidade e urgência dos temas ligados às questões ambientais é um grande desafio, mas fundamental.

Educação ambiental não diz respeito somente ao contato direto com a natureza, mas também contato com informações e dados de pesquisas que alertam sobre a real e atual situação de nossas florestas. Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental [Lei nº 9795/1999, Art 1º]: “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Sustentabilidade

Tema bastante abordado,o desenvolvimento sustentável é um dos pilares da disseminação do conhecimento direcionado à preservação da biodiversidade. Estimular atitudes como reciclagem, reutilização, compartilhamento, doação e consumo consciente são alguns dos pontos em que a sustentabilidade encontra a educação ambiental.

Muitas vezes, quando falamos sobre sustentabilidade, vem à mente apenas empresas e indústrias, como se estas fossem as únicas responsáveis pelo desmatamento, emissão de CO2 e geração de resíduos. Ainda que o impacto ambiental gerado por empresas seja gigantesco, agir de maneira sustentável depende das pessoas também, ou seja, de todos nós.

A importância da educação ambiental para o nosso futuro
Augusto Gabriel Claro de Melo, Coordenador do Curso da Engenharia Florestal da FAEF, educando junto com a Buriti, Arara-canindé, na Escola Ecooar de Educação Ambiental

Educar para um futuro melhor

Educação funciona como aquela semente que plantamos hoje e só vemos o resultado tempos depois, sabe? Por isso é tão importante valorizar projetos que fortalecem e incentivam os estudos em direção à conservação da natureza, reflorestamento, preservação da biodiversidade, importância da reciclagem, os prejuízos da produção de resíduos e outros tantos assuntos ligados à temática.

A importância da educação ambiental para o nosso futuro
Atividade prática nas aulas da Escola Ecooar ‘José Béttio

Educação ambiental transforma o mundo em que vivemos no mundo em que queremos viver  ❤

Comente aqui quais iniciativas bacanas de educação ambiental você conhece, aproveite e saiba mais sobre a Escola Ecooar de Educação Ambiental José Béttio.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

Translate »