Imagem da A Feira do Livro 2024

A Feira do Livro 2024 compensa emissões de carbono

Terceira edição do festival literário paulistano, A Feira do Livro, reúne autores e pensadores do Brasil e do mundo de 29 de junho a 7 de julho

Desde o último sábado (29), São Paulo sedia a Feira do Livro 2024, que se estende até o dia 7 de julho. O evento literário paulistano, uma colaboração entre a Associação Quatro Cinco Um, a Maré Produções e o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, chega à sua terceira e maior edição, promete superar as expectativas ao oferecer mais dias, mais autores, novos palcos e um leque de novidades, incluindo debates especiais sobre educação.

Foto mostra área, cheia de barracas, onde será realizada a Feira do Livro 2024
A Feira do Livro 2024 chega à sua terceira e maior edição

A programação destaca uma rica variedade de atividades e participantes que prometem atrair um público ainda mais diversificado. Com apoio da Editora Cartola, a edição deste ano também terá a compensação de emissões de carbono realizada pela Ecooar Biodiversidade.

A Feira do Livro está maior

Comparado ao ano passado, a Feira do Livro 2024 ampliou. A feira vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados e será estendida para nove dias, esperando um público superior, para conhecer editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura. Essa expansão reflete o compromisso dos organizadores em promover a bibliodiversidade e o acesso à cultura.

Foto mostra pessoas durante A Feira do Livro
A programação d´A Feira do Livro inclui destaques da literatura, das artes e do pensamento

A ampliação de cinco para nove dias de duração permite dois fins de semana completos de atividades. Durante os dias úteis, de 1º a 5 de julho, além dos debates com autores convidados, haverá mesas especiais voltadas para educadores, discutindo temas como livros, leitura, bibliotecas e o ensino de literatura na sala de aula. Este foco na educação visa engajar professores e acadêmicos, enriquecendo o debate sobre a importância da leitura no desenvolvimento escolar.

Foto mostra menina lendo material da Quatro Cinco Um durante a Feira do Livro 2024
Público tem acesso a muitas informações sobre literatura contemporânea

Este ano, a programação inclui destaques da literatura, das artes e do pensamento, tanto brasileiros quanto internacionais. Entre os autores confirmados estão nomes de peso da literatura contemporânea, que participarão de bate-papos no Palco da Praça e no Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol. A presença internacional é uma das grandes novidades, com autores de países como França, Estados Unidos e Argentina.

Foto mostra duas pessoas sentadas em cadeiras de pano, com dois cachorros ao seu lado durante a Feira do Livro 2024
A feira conta com uma grande área para literatura, lazer e boa gastronomia

A área de alimentação reunirá restaurantes paulistanos de diferentes perfis, oferecendo uma experiência gastronômica diversificada aos visitantes.

Nova arquitetura e espaços

Com direção do arquiteto Álvaro Razuk, a Feira do Livro 2024 apresenta uma nova arquitetura, incluindo três novos palcos menores, os Tablados Literários, destinados a debates e sessões de autógrafos programados pelos expositores. Estes novos espaços estarão distribuídos pela Praça Charles Miller, onde ocorre o evento, ao lado da Mercado Livre Arena – Pacaembu.

Com plateia lotada, o sambista e escritor carioca Martinho da Vila (@martinhodavilaoficial) discutiu o golpe militar de 1964, músicas polêmicas e o apagamento da cultura negra no samba, durante o lançamento do seu livro ‘Martinho da Vida’

Um bate-papo entre Bruna Beber (@brunabeber_) e Gregorio Duvivier (@gduvivier) sobre humor e poesia, mediado por Fernando Luna esteve entre os destaques desta semana cultural d´A Feira do Livro. O tom descontraído encantou o público presente.

O bate-papo bem carioca lotou o Palco da Praça, numa noite repleta de ironia, lirismo, amor e sacanagem

Na mesa “Infância recomposta”, com a apresentadora Roberta Martinelli (@roberta_martinelli), Nando Reis (@nandoreis) falou da publicação e proporcionou um raro momento de descoberta aos fãs ao desvendar os misteriosos versos da canção “desconcertante e não imediatamente compreensível”, como admitiu.

Nando Reis, autor de ‘Pré-Sal’ disse durante sua conversa n´A Feira do Livro: “Fazer música não é nada mais, nada menos, que arrumar um carrinho de supermercado”

Conheça alguns nomes, presentes durante a feira: Ivan Angelo, Reinaldo Moraes e Maria Adelaide Amaral são destaques da programação de ficção, que também inclui autores da nova geração literária nacional: Stênio Gardel, vencedor do National Book Award nos EUA, Tatiana Salem Levy, José Henrique Bortoluci, Adelaide Ivánova, Gregório Duvivier, Bruna Beber, Mar Becker, Rita Lobo, Julia de Souza, Nara Vidal, Odorico Leal, Joca Reiners Terron, Nando Reis, Caetano W. Galindo, Martinho da Vila, Pablo L. C. Casella entre outros.

Foto mostra a apresentadora Rita Lobo durante a Feira do Livro 2024
A cozinheira e apresentadora Rita Lobo (@ritalobo), é a autora do projeto editorial Panelinha, que vem resgatando o valor da comida saudável e saborosa na mesa dos brasileiros

Um dos grandes destaques da edição 2024 é a isenção da taxa de participação para editoras periféricas, de proprietários negros, quilombolas, indígenas ou sem fins lucrativos, com o apoio do Instituto Ibirapitanga. Esta iniciativa reforça o compromisso do festival com a inclusão e a promoção da diversidade cultural, assegurando que vozes diversas sejam representadas.

Foto mostra pessoas falando sobre o livro 'Das Raízes à Colheita' , na A Feira do Livro 2024
O livro ‘Das Raízes à Colheita’ também está disponível n´A Feira do Livro 2024

O estande 55 da feira reúne as editoras negras Ananse (@editorananse), Flores de Baobá (@floresdebaobaescritoras), Kitembo (@kitembo_literatura) e Quilombhoje (@quilombhoje_). Elas abordam temas como afrofuturismo, cultura africana e afrodiaspórica, coletivos de poesia e muito mais.

Foto mostra Nara Vidal e Eliana Alves Cruz em palco da feira
“Além de escritores, somos cidadãos, e somos atravessados pelo nosso tempo. É uma escolha escrever sobre temas políticos e complexos”, comentou Nara Vidal (@_naravidal) (esq.) durante sua participação no evento

Uma das estrelas d’A Feira do Livro, a argentina Camila Sosa Villada (@camilaomara), que está lançando três livros no festival, fez o público rir e se emocionar com os relatos sobre sua transescrita.

Foto mostra Camila Sosa Villada durante A Feira do Livro 2024
“As travestis não podem escrever porque vamos morrendo pelo caminho”, disse Camila durante sua participação

Na conversa, Sosa Villada falou ainda da importância de questionar como retratamos pessoas que fogem ao padrão heteronormativo, como fez em ‘Tese sobre uma domesticação’. O romance foi adaptado para as telas num longa que estreia este ano e traz a autora no papel da protagonista e o ex-RBD Alfonso Herrera como marido da atriz.

Outra importante abordagem acontece durante um seminário d´A Feira do Livro, com a escritora gaúcha Morgana Kretzmann (@morganakretzmann). A necessidade de encontrar as palavras em meio às catástrofes climáticas foi o tema central da mesa “Ler na tempestade”.

Morgana Kretzmann participou de seminários ‘Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas’, n’A Feira do Livro

“Precisamos de uma utopia ecológica que nos faça voltar a sentir afeto pelo planeta’, disse Morgana durante a conversa, que teve a participação da educadora Ana Corolina Carvalho (@anacarolina.carvalho11).

A educadora Kerexu Mirim e o pesquisador Luiz Ketu (@luiz_ketu) subiram ao palco. Com mediação da antropóloga Tatiane Maíra Klein, eles defenderam a existência de escolas diferenciadas para indígenas e quilombolas e refletiram sobre como a informação pode ajudar no combate ao racismo e outros preconceitos.

Foto mostra Kerexu Mirim esteve presente no evento
A educadora Kerexu Mirim esteve presente no evento

A feira promove uma série de atividades culturais, como palestras, workshops e sessões de autógrafos, criando um ponto de encontro vibrante para leitores, escritores e entusiastas da literatura. Essa edição promete ser uma celebração da literatura e da cultura acessível a todos.

Foto mostra público presente no evento
Público sempre presente durante as palestras e workshops

A Feira do Livro conta com a sua solidariedade

O evento inclui ainda oficinas sobre a cultura do livro e uma ação de estímulo à doação de livros para bibliotecas escolares e comunitárias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Esta vertente solidária do evento visa apoiar comunidades necessitadas, promovendo a reconstrução de acervos literários, seguindo critérios específicos para a aceitação das doações.

Imagem mostra área de doação de livros
Você também pode participar: a Feira conta com local onde os livros podem ser doados para serem enviados para o Rio Grande do Sul

Serão aceitos livros de literatura, literatura infantil e juvenil, além de quadrinhos e gibis. Esses gêneros foram escolhidos por sua capacidade de engajar leitores de diferentes idades e promover o hábito da leitura de forma lúdica e prazerosa.

Organização e compensação d´A Feira do Livro

A realização da Feira do Livro, também conta com patrocinadores, como o Grupo CCR, Itaú Unibanco, Rede, TV Brasil e Rádio Nacional de São Paulo, garantindo um suporte robusto para a expansão do evento.

Entre os 150 expositores, a Cartola Editora, fundada em maio de 2018 em São Paulo por Janaína Storfe, Especialista em Sustentabilidade e Rodrigo Barros, Co-fundador e Diretor Executivo, destaca-se por promover autores nacionais e internacionais, que oferecem oportunidades tanto para escritores iniciantes quanto experientes.

Foto mostra estande da Cartola Editora
Rodrigo Barros e a escritora Meg Mendes, no stand da Cartola Editora

Com o objetivo de democratizar a literatura em papel e em formato digital, a editora foca em preços acessíveis e excelência editorial, abrangendo gêneros como ficção, não ficção, infantil e poesia. A Cartola Editora, que está no estande 63.

Arte mostra Janaína Storfe

Janaína Storfe, especialista em Sustentabilidade, destaca o papel da editora no avanço da cultura literária e na sustentabilidade. “Estamos entusiasmados em participar deste importante evento para o mercado literário nacional. Nossa missão vai além da publicação de livros; comprometemo-nos com práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) que refletem nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade.”

Leia mais: Cartola Editora compensa a Feira do Livro 2023

Com apoio da Cartola Editora, a Ecooar compensa as emissões de CO2 d´A Feira do Livro 2024, este importante festival literário paulistano. A ação é realizada através de Créditos de Carbono, e concedeu ao evento o certificado e o Selo Verde Ecooar pela manutenção de floresta nativa, localizada no interior do estado de São Paulo, incentivando ações sustentáveis, a proteção de nascentes, da biodiversidade e também colaborando com a educação ambiental. Acesse aqui e conheça a ação.

Foto mostra área de compensação ambiental da Feira do Livro 2024
Área de compensação ambiental d´A Feira do Livro 2024; acesse através do QR Code

Alexandro Carvalho, responsável pelo marketing da Ecooar Biodiversidade, comentou sobre a importante parceria para a compensação ambiental do evento. “Estamos orgulhosos de colaborar com a Feira do Livro 2024, garantindo que seu impacto ambiental seja minimizado através dessa iniciativa de compensação.”

Vale mencionar que a Feira também aproveita a luz e a ventilação naturais em sua realização, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de carbono. Desta forma, o evento busca alternativas para diminuir as emissões geradas, tendo em vista o compromisso com a sustentabilidade e o baixo impacto ambiental.

Ações como essa inspiram outras feiras e eventos a adotarem práticas similares, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.

Foto mostra área externa da Feira do Livro 2024

A Feira do Livro 2024 é um marco na cena cultural de São Paulo, oferecendo um espaço vibrante para o encontro entre leitores, autores, editores e demais profissionais do livro. Com uma programação ampliada e inclusiva, o evento destaca-se como um dos principais festivais literários do país, promovendo a diversidade e o acesso à cultura literária.


Saiba mais:

A Feira do Livro
29 de junho a 7 de julho de 2024
Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP
Entrada gratuita

Fotos enviadas por Quatro Cinco Um | Créditos – Matias Maxx e Filipe Redondo

Conheça aqui a Programação d’A Feira do Livro 2024

Conheça aqui quem estará presente

YouTube do evento: a gravação das mesas será disponibilizada posteriormente


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus contatos.

Facebook Comments Box

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *