Foto mostra floresta com a frase 7 Passos para um mundo melhor

7 passos para um mundo melhor

Para lembrar das nossas responsabilidades e cuidados destacamos 7 passos para um mundo melhor.

Todo movimento que praticamos gera emissões, que consequentemente impactam o mundo em que vivemos. Foi pensando nesse movimento que criamos uma lista com 7 passos para um mundo melhor, mostrando a importância de nossas atitudes por um meio ambiente mais equilibrado.

Dia do Meio Ambiente

A busca por um meio ambiente mais protegido e respeitado deve fazer parte do dia de cada um de nós. Para alertar sobre os impactos da ação humana na natureza, os riscos para nossa sobrevivência e ampliar o conhecimento sobre esse tema, foi criado no ano de 1972 o Dia do Meio Ambiente, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Isso aconteceu como uma tentativa de conscientização sobre um grave problema: o Aquecimento Global.

O mundo cada vez mais quente

O aumento de temperatura do Planeta vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá aumentar enquanto as emissões continuarem elevadas. Lembrando que várias ações humanas emitem os principais gases do efeito estufa como o dióxido de carbono (ou gás carbônico, CO2) e o metano (CH4). Esses e outros gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre para o espaço, aquecendo o planeta.

7 passos para um mundo melhor

É justamente nessa linha que incentivamos as pessoas a começarem a contribuir com um mundo melhor, um passo de cada vez. Atuando nesse sentido, cada indivíduo pode ajudar a economizar energia, deixando de impactar o Planeta, fazendo efetivamente a sua parte na mudança climática.

Esses passos são soluções práticas que podemos ativar imediatamente e que tornarão a vida de seu conjunto social ainda mais sustentável e verde. Confira:

1. Segunda sem carne

Foto mostra legumes, dentro da matéria 7 passos para um mundo melhor

Que tal descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal, pela vegetal, pelo menos uma vez por semana? Inclusive, desde 2011, acontece o programa Alimentação Escolar Vegetariana nas escolas municipais de São Paulo, onde os alunos têm acesso a refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo. Que tal você também dar esse importante passo em respeito aos seres vivos?

2. Separe seu lixo

Saiba por que você precisa reduzir o uso de plásticos descartáveis agora mesmo

Cada um merece uma destinação correta; o Lixo seco é todo aquele que pode ser reciclado (como papéis, garrafas pet, latas, plásticos, sucatas e metais) e o Lixo orgânico não é reciclável, mas podem ser compostado (clique aqui). Procure se informar como funciona a coleta da prefeitura da sua cidade e dê a destinação correta a cada um deles.

3. Caminhe ao ar livre

O bem-estar aumenta quando você se conecta ao meio ambiente. Aquela sensação de leveza e acolhimento só a natureza consegue te proporcionar. Procure caminhar pelo menos uma vez por semana, seguindo todos os cuidados: sua saúde agradece.

4. Banho mais curto

Chuveiro 7 passos

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. Pense nisso!

5. Apague as luzes

Luz-de-led 7 passos

Apagar a luz quando sair do ambiente é um modo muito rápido e fácil de economizar energia. Além disso, você pode optar por lâmpadas de LED, pois têm durabilidade maior e consomem 80% a menos de energia em relação às incandescentes e 35% em relação às fluorescentes.

6. Faça o seu forno solar

Um forno solar, é uma tecnologia ecológica de baixo custo, que prova ter tudo a seu favor. Os fornos solares usam energia solar – luz e calor emitido pelo sol – para cozinhar alimentos, pasteurizar água ou até esterilizar instrumentos.

Aprenda a fazer um forno solar com caixa de pizza com o Iberê Thenório, do canal ‘Manual do Mundo’.

7. Plante uma árvore

Foto mostra mulher plantando uma muda de árvore

Para que dê tudo certo, escolha uma muda e um local adequado para fazer essa ação. Geralmente o plantio realizado nas cidades são árvores de pequeno porte. Depois verifique se deseja plantar uma árvore nativa primária (que possuem crescimento mais rápido) ou uma secundária (que são mais lentas, mas que vivem por mais tempo). Você pode plantar uma árvore em benefício do planeta.

Use os 7 passos por um mundo mais consciente

O nosso futuro depende dos nossos movimentos e essa transformação começa com cada um de nós. E que tal começarmos a mudar nosso lar, nosso bairro, nossa cidade? Sabemos que apenas um movimento conjunto pode indicar o caminho certo, criando uma grande onda verde que nosso Planeta precisa.

Por isso, que tal seguir esses 7 passos, respeitar a natureza e economizar recursos? Aproveite e divulgue essas atitudes em suas redes sociais. Assim você também se torna parte dessa mudança.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.
Entre em contato: ecooar@ecooar.com

Acesse: www.ecooar.com

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta