Skip to main content

4 dicas para economizar energia elétrica

Diminuir o consumo e economizar energia elétrica não é só uma alegria para o seu bolso. A natureza também agradece e muito!

Pensando em te ajudar na missão de economizar e colaborar para a preservação ambiental, fizemos uma lista com 4 dicas preciosas para reduzir o consumo de energia elétrica.

1 – Construção ou reforma da casa

Pode parecer exagero, mas a economia começa no momento da construção do lar ou naquela reforma que há tempos você está planejando. Não existe uma fórmula mágica, mas há 2 maneiras de garantir uma conta mais enxuta: contar com profissionais capacitados e utilizar materiais de qualidade e adequados para as instalações. Outra dica boa é usar cores claras para pintar as paredes, assim o ambiente fica mais iluminado e não é necessário abusar das luzes acesas.  

2 – Utilizar ao máximo a luz do dia

Por falar em iluminação, aqui vai uma dica antiga, mas que não é colocada em prática tanto quanto deveria. Abrir cortinas, persianas e portas faz toda diferença na iluminação dos ambientes! O hábito de acender as luzes é tão enraizado em nosso cotidiano que não nos damos conta que basta abrir as janelas para ter uma boa iluminação e, de quebra, circular o ar do ambiente.

Foto mostra lâmpada de LED que economiza energia elétrica
Não esqueça de apagar as luzes ao sair do ambiente e prefira lâmpadas LED,
atitudes que geram bons resultados na economia de energia

3 – Atenção ao chuveiro e à geladeira

Você já deve ter ouvido falar que estes são os 2 vilões do consumo de energia, né? O chuveiro é o aparelho que mais gasta energia seguido pela geladeira. Nos dois casos é possível economizar, olha só:

  • Chuveiro: já pensou em adotar aquecedor solar de água na sua residência?
  • Geladeira: você verifica com frequência se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado?

Ficam aí os questionamentos!


LEIA MAIS
Desperdício: 4 dicas infalíveis para evitar


4 – Aparelhos em stand by gastam energia elétrica

Deixar aparelhos conectados à tomada é uma atitude muito comum, né? Apostamos que o carregador de bateria do seu celular passa maior parte do tempo desse jeito!

Foto mostra aparelho de televisão em stand by gastando energia elétrica e controle remoto
Evite deixar aparelhos em stand by

Mas é preciso ter consciência que dessa forma ele está ligado à energia elétrica e isso acaba consumindo energia.  5% do valor das contas de energia elétrica é resultado desse hábito.

Economizar energia elétrica é o caminho

E aí, alguma delas já faz parte do seu dia a dia? Se ainda não pratica, recomendamos que você comece agora mesmo a economizar energia e depois nos conte aqui nos comentários quais foram os resultados!

Gostou destas dicas? Que tal dar uma olhada em ‘5 atitudes para um mundo melhor’ ? É só clicar aqui!


A Ecooar apoia e incentiva ações de sustentabilidade, tendo como objetivo a restauração ecológica de Áreas de Proteção Permanente (APP) da Mata Atlântica e demais biomas, onde cada árvore plantada retém CO² durante o seu crescimento, auxiliando na captura dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e na regeneração do meio ambiente.

Através de uma plataforma inovadora você pode plantar árvores, compartilhar essa ação com colaboradores e até presentear seus amigos. Conheça também como a Ecooar pode compensar as emissões de CO² da sua empresa, seu negócio, seu website ou seu evento através do Selo Verde.

Facebook Comments

ecooar

A Ecooar Biodiversidade acredita em um mundo melhor! E por acreditar tanto nisso, nossa equipe atua apaixonadamente para proteger, preservar e recuperar a natureza. Trabalhamos com projetos de reflorestamento que agem na recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Mata Atlântica e demais biomas. A formação de florestas retém CO2 da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »